Hoje, 30 de março de 2012, o atentado ao ex-presidente norte-americano Ronald Reagan completa 31 anos. Nesse mesmo dia, em 1981, o fotógrafo
Ron Edmonds, da
Associated Press, registrava um discurso de Reagan no Washington Hilton Hotel.
Quando acabou o discurso, Edmonds correu para os fundos do hotel com a intenção de fotografar a saída de Reagan (o presidente acenando para as pessoas, antes de entrar no carro). Ele já estava posicionado, esperando Reagan aparecer, quando chegou
Sebastião Salgado, que estava a serviço da agência
Magnum.
Instantes depois, Ronald Reagan surge cercado de seguranças, acena para o público e começam os tiros, vindos do seu lado esquerdo. Ron Edmonds estava de frente para o presidente e já fotografando quando tudo começou. Sebastião Salgado, que acabara de chegar, não tinha feito nenhuma foto e, durante os tiros, ficou olhando a cena, aparentemente sem entender o que estava se passando.
Enquanto alguns agentes empurravam Reagan para dentro do carro, outros pulavam sobre o atirador, que estava mais próximo de Salgado do que de Edmonds. A cena inteira durou poucos segundos e quando Sebastião Salgado começou a fotografar, o carro do presidente já arrancava para o hospital. A foto que o tornou famoso foi exatamente essa: um grupo de seguranças sobre o atirador (que não aparece).
Portanto, quem fez as fotos do atentado ao presidente Ronald Reagan foi Ron Edmonds, que ganhou o
Prêmio Pulitzer (e vários outros) naquele ano. Sebastião Salgado fez a foto do, digamos, pós-atentado, quando o atirador John Hinckley Jr. já estava imobilizado pelos seguranças do presidente.
Mesmo assim, a foto foi vendida para diversos jornais e revistas do mundo inteiro e Salgado admite que ganhou um bom dinheiro com ela, ao contrário de Ron Edmonds, que obteve um mísero aumento de 50 dólares semanais da Associated Press, em "reconhecimento" ao seu bom trabalho.
Deve ser por isso que Sebastião Salgado não gosta muito de falar sobre a foto que, além de dinheiro, lhe trouxe fama mundial. Em diversas entrevistas, disse que não quer ser lembrado como o fotógrafo que registrou o atentado a Reagan. E nisso, convenhamos, ele está coberto de razão.
Abaixo a sequência de fotos feitas por Ron Edmonds:
Abaixo, Sebastião Salgado em cena:
Reagan acena para as pessoas segundos antes do atentado
Sebastião Salgado (de cabelo e barba) posicionado à direita
Foto feita por Sebastião Salgado
Sebastião Salgado em foto da época (Foto Manchete)
Mas nenhuma foto de atentado político se compara à que registrou - em 24 de novembro de 1963 - o tiro fatal de Jack Ruby em Lee Harvey Oswald, assassino do presidente John Kennedy.
Esta foto - de
Bob Jackson, também ganhador do Prêmio Pulitzer - qualquer fotógrafo sentiria orgulho de ter feito. Até Sebastião Salgado.
Matéria de Otacílio Rodrigues.
Fontes consultadas:
The New York Times,
El País,
Slate e
Time.