sábado, 28 de fevereiro de 2009

As sombras de Ronya Galka


Perambulando pelos infindáveis caminhos da web, descobri a jovem fotógrafa inglesa Ronya Galka. Que susto! O trabalho dela é magnífico, sob todos os aspectos. Ronya é uma fotógrafa de rua, assim como foi Cartier-Bresson, Eugène Atget, Robert Doisneau e tantos outros mestres. Assim como eles, ela prefere o preto e branco, embora também faça, vez ou outra, fotos coloridas. Mas a sua marca registrada são as sombras, que Ronya consegue registrar de mil maneiras, sempre aproveitando a luz oblíqua dos finais de tarde ou, quando chega a noite, a iluminação artificial dos postes e dos faróis dos carros. O resultado do trabalho original e inspirador de Ronya Galka pode ser visto em seu site, no seu blog e no flickr.

Abaixo, algumas de suas fotos e os motivos - nas suas próprias palavras - da sua paixão pela fotografia de rua:


O que é maravilhoso na Fotografia de Rua é que cada foto é uma "Edição Limitada". Uma foto é tudo o que você tem: nenhum ensaio, nenhuma repetição. A rua é a sua tela em branco e seus objetos são os imprevisíveis movimentos de completos estranhos.


Meu principal interesse é captar os gestos simples de pessoas simples em situações simples - momentos que mostram as pessoas em meio à agitada vida da cidade.


Para mim, nada se compara ao sentimento de estar no lugar certo na hora certa e registrar um breve momento na vida de alguém que vai estar comigo na forma de uma fotografia muito tempo depois que nossos caminhos se cruzaram...


"As maravilhas da vida no dia-a-dia são excitantes; nenhum diretor de cinema pode organizar o inesperado que você encontra na rua." (Robert Doisneau)

Share

1 Comments:

At 12:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito legal o post. Fotografia de rua é um dos temas que mais me interesso. Vou dar uma olhada no trabalho dela. Valeu a dica.
bj
Berlin

 

Postar um comentário

<< Home