segunda-feira, 19 de março de 2007

Concurso Anual de Leitores da Popular Photography



Grande Prêmio - Foto de Maureen Ruddy-Burkhart (EUA)


1º Lugar/Arquitetura - Foto de Linda Freshwaters Arndt (EUA)

Linda Freshwaters Arndt concorreu na categoria Arquitetura com esta foto do Anfiteatro Memorial no Cemitério Nacional de Arlington. "Eu fiquei encantada com a luz suave, o maravilhoso mármore e a incrível arquitetura do lugar", ela disse. Linda foi capaz de capturar o espírito do monumento - sua elegante simplicidade - com uma simples câmera analógica compacta. A imagem foi registrada por uma Pentax (lente zoom 48mm-200mm) carregada com filme Fuji Provia 100F (slide). Linda Freshwaters Arndt trabalha como instrutora de negócios em um colégio de Hayward (Wisconsin) e já ganhou outro concurso da Popular Photography, em 2004.



1º Lugar/Fotojornalismo - Foto de John Piccoli (EUA)

John Piccoli diz que é um eterno fã do preto e branco na fotografia: "eu ainda revelo e faço minhas ampliações em casa". A câmera que John carrega para todo o lado é uma Minolta 570 equipada com lente normal (50mm). O seu filme preferido é o Kodak Gold, que opera sempre com abertura F/8 e velocidade no automático. A foto acima, que deu a John o primeiro lugar em sua categoria, é produto do clássico "lugar certo na hora certa", diz ele. "Eu estava pescando, quando vi fumaça sobre as árvores. Depois de correr um pouco, dei de cara com a cena da casa pegando fogo".


1º Lugar/Natureza - Foto de Mehmet Ozgur (EUA)

Mehmet Ozgur vem se especializando em fotografia de natureza desde meados dos anos 1990. Ele trabalha exclusivamente com equipamento digital e suas composições com imagens esfumaçadas já ganharam vários prêmios, além de reconhecimento internacional. A foto acima foi feita em Monterey (Califórnia) com uma Canon Rebel XT equipada com lente EF 17-40mm f/4L. A imagem final é resultado da montagem (manual) de duas fotos, feitas em horários diferentes. Ambas as imagens foram capturadas em 17mm e abertura f/5.6, com a velocidade variando de 1/100 a 1/500 segundos para registrar todos os detalhes do primeiro e do segundo plano. O tratamento final foi feito no Photoshop CS.


1º Lugar/Gente - Foto de Viveca Venegas (Porto Rico)

Viveca Venegas fotografa desde os 13 anos de idade. Aos 19, seu pai colocou uma Nikon F em suas mãos, que a levou até a Nikon D200 (digital SLR) que ela usa hoje. Viajando por países como Nepal, Namíbia, Tibet e Peru, Venegas tem aprendido muito sobre ela mesma e a natureza humana através das pessoas que fotografa. "As verdades que eu aprendí em minhas viagens, nenhum livro ou universidade poderiam me ensinar", diz ela. "Todas as pessoas que encontrei e me relacionei nessas viagens fazem parte de mim... Eu realmente acredito que a paz virá quando nós entendermos que somos todos - de uma maneira espiritual e misteriosa - parte um do outro."


Finalista/Fotojornalismo - Foto de Chico Lima (Rio de Janeiro)


1º Lugar/Viagem - Foto de Ashok Sinha (EUA)

Nascido e criado em Calcutá (Índia), Ashok Sinha mudou-se para Nova York há 13 anos, mas ganhou o primeiro lugar na categoria Viagem com esta foto do subúrbio de Calcutá, que ele fez na sua última ida até lá. "Eu escolhi esta foto", diz ele, "porque ela capta a beleza que nem chega a ser notada nesse acelerado processo de desenvolvimento da cidade, e também porque ela paira acima dos clichês geralmente relacionados à Calcutá." A foto foi feita com uma Canon EOS 5D equipada com lente 135mm, abertura f/11, velocidade de 1/160 segundos e ISO 200.

Matéria publicada na revista Popular Photography, edição de janeiro de 2007. Tradução e edição do Blog da Foto.

Share