sexta-feira, 9 de maio de 2008

É hoje!
















Nesta sexta-feira, dia 09 de maio, a partir das 20hs, a Ímã Foto Galeria recebe os convidados para o coquetel de abertura da exposição – "Mavutsinin - O Último Kuarup", do fotógrafo Renato Soares. Por meio de 20 painéis fotográficos, Renato apresenta a simbologia o Kuarup de Orlando Villas Bôas, realizada em 2003, no Alto do Xingu.

Trecho da entrevista realizada com o fotógrafo Renato Soares:

Ímã - Como se desenvolve um trabalho dentro de terras indígenas?

Renato Soares - Antes de qualquer coisa deve-se saber que trabalhar com temas étnicos é mais complexo do que se imagina. Você deve estar com suas vacinas em dia (febre amarela, antitetânica, hepatite), alem de ter uma boa disposição física para grandes caminhadas, ficar sentado durante horas em embarcações desconfortáveis e estar preparado para outras adversidades como um ataque de insetos indesejáveis, sol e muita umidade.

É aconselhável também conhecer um pouco sobre a cultura do grupo que se pretende fotografar para não cometer gafes. Uma praxe muito comum quando você chega a uma aldeia é procurar ter uma reunião formal com as lideranças e colocá-los a par de todo o desenvolvimento de seu projeto. Assim que todos estiverem de acordo, você poderá começar a fotografar...

O ideal desses documentários é que você tenha recebido um convite e também conhecer pessoas que transitam nesse universo, pois não aconselho ninguém a sair por ai a se aventurar. A Fundação nacional do Índio (FUNAI) deve estar a par do trabalho. A maneira correta é encaminhar um pedido formal e uma cópia do projeto a presidência da FUNAI, detalhando de maneira clara e objetiva o trabalho que será desenvolvido.

O direito de uso da imagem deve ser esclarecido em documento que a FUNAI fornece em contrato formal. Muitas aldeias têm associações e também podem fazer um contrato direto com o fotógrafo, mas o contato com o órgão competente deve ser respeitado.

Para ler a entrevista completa, clique aqui.

A Íma Foto Galeria fica na Rua Fradique Coutinho, 1239, em São Paulo. Maiores informações: tel: (11) 3816-1290 ou e-mail: ima@imafotogaleria.com.br

Share