terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Onde foi parar a câmera do fotógrafo?


Foto da AP publicada no UOL Notícias


Corte do Blog da Foto


Corte do Blog da Foto

A resposta à pergunta do título é simples; a autoria da fraude, nem tanto. A foto - grotescamente manipulada no Photoshop - foi publicada hoje no UOL Notícias e mostra algumas pessoas deixando um helicóptero de resgate na região de Machu Picchu, no Peru, alagada ontem devido a fortes chuvas.

Muito bem. O editor (da Associated Press, do portal UOL ou de alguma outra agência intermediária) precisava de uma imagem que mostrasse turistas sendo resgatados de Machu Picchu (outra picaretagem, já que a antiga cidade Inca fica no alto de uma montanha, portanto livre de enchentes) e, aí, aparece uma foto com um fotógrafo profissional em primeiro plano, segurando sua câmera de trabalho.

E o nosso editor se pergunta: como publicar uma foto de turistas em que um fotógrafo profissional (que não deveria aparecer) rouba a cena?

Simples: fazendo a câmera desaparecer da mão do fotógrafo e transformá-lo, assim, em turista. Só que fizeram um trabalho tão mal feito no Photoshop que a primeira coisa que chama a atenção na foto é justamente a ausência da câmera. Sem falar que o fotógrafo perdeu a câmera mas conservou a correia no pescoço, como se fosse uma tipóia! Que coisa horrível...

Share

2 Comments:

At 12:39 PM, Blogger Cora said...

A manipulação é indiscutivelmente safada e grotesca, mas o motivo não me parece tão claro: tenho visto turista com cada equipamento que nem te conto...

 
At 9:37 AM, Blogger TzO said...

Parabéns pelo blog, gostei muito.

Em relação a foto, tudo é mentira.

 

Postar um comentário

<< Home