quinta-feira, 25 de março de 2010

Morre o grande Jim Marshall


Fotógrafo fez mais de 500 capas de discos (Foto AP)

Da Folha Online

O fotógrafo de música Jim Marshall, que passou mais de 50 anos capturando imagens de lendas do rock como Beatles, Bob Dylan e Janis Joplin, morreu em Nova York aos 74 anos.

A informação foi confirmada ontem por Aaron Zych, diretor de uma galeria que sediou uma das últimas mostras com fotos de Marshall.

O fotógrafo era aguardado ontem à noite em um evento para promover seu novo livro, Match Prints, em parceria com o também fotógrafo Timothy White. Ele aparentemente morreu sozinho, enquanto dormia no seu quarto de hotel em Nova York, disse Zych.

"O trabalho de Jim é lendário", afirmou o empresário. "No que diz respeito a fotografias de música, ele é o padrinho do gênero."

A causa da morte ainda não é conhecida.

De acordo com seu site oficial, Marshall assinou as fotos de mais de 500 capas de disco. Ele ficou bastante conhecido pelas imagens feitas de Jimi Hendrix no Monterey Pop Festival, em 1967, e em Woodstock, em 1969, onde foi o fotógrafo oficial da banda The Who.

Marshall também foi o único fotógrafo que teve acesso aos bastidores do que acabou sendo o último show dos Beatles, em San Francisco, em 1966.

Outras fotos famosas de sua autoria retratam Bob Dylan, The Grateful Dead, Janis Joplin e os Rolling Stones. Seus trabalhos mais recentes foram com Ben Harper e Red Hot Chili Peppers.

"Essa carreira nunca foi apenas um trabalho, é a minha vida", escreveu Marshall em seu site.

Share