quinta-feira, 15 de março de 2007

Uma edição muito especial



A Próxima Viagem, que está nas bancas, é dedicada totalmente à fotografia, um trabalho primoroso do grande Valdemir Cunha, editor fotográfico e principal fotógrafo da revista. Suas fotos ilustram a matéria "Dicas e truques de uma foto de viagem", escrita por Vinícius Romanini, que ensina - entre outras coisas - a evitar imagens tremidas e como acertar nas fotos à contra-luz.

Outra grande matéria foi feita a partir de uma visita da repórter Cláudia Bouvier e do fotógrafo Victor Affaro ao paraíso da fotografia mundial, a loja novaiorquina B&H, que, de tão famosa, já virou atração turística na Big Apple, com seus vendedores judeus ortodoxos desfilando trajes típicos (e seculares) por um cenário tecnológico e futurista. Em seis páginas com grandes fotos e muita informação, ficamos sabendo, por exemplo, que a B&H chega a vender o absurdo de 700 câmeras (quase todas digitais) por dia!

Mas as principais matérias da revista são "Minha Europa", onde 10 grandes fotógrafos brasileiros apresentam suas melhores fotos do Velho Mundo, e "Brasil - Olho no olho", que explora o mesmo tema dentro das nossas fronteiras.

Na primeira matéria, podemos conferir, pela ordem, as fotos de Cristiano Mascaro (Lisboa), Kiko Ferrite (Berlim), Valdemir Cunha (Amsterdã), Juan Esteves (Londres), Klaus Mitteldorf (Islândia), Nair Benedicto (São Petersburgo), Iara Venanzi (Budapeste), Márcio Scavone (Marienbad, na República Tcheca), Ed Viggiani (Paris) e Marcelo Spatafora (Florença).

Na segunda matéria, também pela ordem, verdadeiras pérolas de Zig Coch (Curitiba), Egberto Nogueira (São Paulo), Ricardo Beliel (Ceará), Cláudio Edinger (Rio de Janeiro), Víctor Andrade (Chapada Diamantina), Araquém Alcântara (Tiradentes), Vic Parisi (Recife), Ricardo Rollo (Fernando de Noronha), Pisco del Gaiso (Sul de Minas) e Ricardo Teles (Serra Capixaba).

Finalmente, fechando com chave de ouro, uma matéria (texto e fotos) do grande - no tamanho e no talento - Fernando Quevedo, fotógrafo do jornal O Globo (meu colega no início dos anos 1990), sobre as sofisticadas praias do Quênia. Sem dúvida, uma bela revista, feita para encher os olhos de todos os amantes da fotografia.

Share

1 Comments:

At 5:19 PM, Blogger Quevedo said...

Grande Otacílio, a quanto tempo cara, primeiramente queria te agradecer pelas palavras elogiosas a respeito da minha matéria na revista Próxima Viagem sobre a Costa do Quênia, muitíssimo obrigado mesmo pela gentileza! A Africa é maravilhosa e vc certamente tem de ir fazer uns cliques por lá! E ai continua fotografando muito? Nunca mais apareceu no O Globo! Um grande abraço do amigo Fernando Quevedo

 

Postar um comentário

<< Home