quinta-feira, 19 de março de 2009

Fotos obscenas


Ainda no clima das homenagens a Robert Mapplethorpe pelo 20º aniversário de sua morte (ocorrida em 09 de março de 1989), o Blog da Foto não poderia deixar de mencionar o filme Dirty Pictures, feito para a televisão americana no ano 2000, que mostra a luta do curador de um museu de Cincinatti (Dennis Barrie, interpretado por James Woods) para exibir - em 1990 - a polêmica exposição "The Perfect Moment".

Em meio a acaloradas discussões com o xerife Simon Leiss (vivido por Craig T. Nelson) sobre o que é ou não pornografia nas fotos de Mapplethorpe, Dennis (Woods) recebe ameaças telefônicas de anônimos cidadãos indignados, seus filhos sofrem retaliações na escola, seu casamento entra em crise e, como se tudo isso não bastasse, acaba sendo preso por ofensa à moral e aos bons costumes.

O julgamento que se segue é uma verdadeira aula sobre liberdade de expressão, entremeado por depoimentos reais de personalidades como a atriz Susan Sarandon (que foi fotografada por Mapplethorpe) e o escritor Salman Rushdie, considerado um ícone da luta contra a censura.

Abaixo, cenas de "Dirty Pictures":



E um depoimento do escritor Edmund White sobre a obra de Robert Mapplethorpe, em meio a cenas de trabalho no estúdio e no laboratório do fotógrafo:

Share

4 Comments:

At 7:28 AM, Anonymous Anônimo said...

Valeu a dica.
Já vou colocar na minha lista dos próximos filmes a ser visto.
Berlin

 
At 1:34 PM, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Hi, Berlin! Eu já vi este filme três vezes nos canais Telecine da Sky. O DVD pode ser encontrado na Amazon (confira aqui).
Sobre a exposição da Annie Leibovitz, foi bom vê-la um pouquinho através dos seus olhos.

 
At 10:56 AM, Anonymous Anônimo said...

Valeu!
Acabei de achar umas dicas que talvez possa te interessar:
http://fotofriend.net/2009/03/a-must-see-list-of-movies-for-photography-lovers/
Bom domingo
Berlin

 
At 2:14 AM, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Muito legal. Já estou preparando um post sobre o assunto.
Obrigado.

 

Postar um comentário

<< Home