domingo, 20 de setembro de 2009

Livro e exposição de Cartier-Bresson em Sampa
























Do Yahoo Notícias

Como parte do calendário oficial de eventos do Ano da França no Brasil, foi aberta na noite da última quarta-feira (16/09), no Sesc Pinheiros (São Paulo), a exposição "Cartier-Bresson: Fotógrafo", apresentando ao público 133 de seus mais célebres retratos, que também fazem parte do livro homônimo, inédito no Brasil, que está sendo lançado junto com a mostra.

No mesmo local, pode ser vista também a mostra paralela "Bressonianas", que revela a influência do fotógrafo francês em seus pares brasileiros.

Henri Cartier-Bresson (1908-2004) é um dos mais representativos fotógrafos da história. Influenciado pelo surrealismo, começou a fotografar em 1931 e ganhou notoriedade ao captar imagens do cotidiano das ruas e de alguns dos acontecimentos mais marcantes do século 20. O seu trabalho é parâmetro e referência para fotógrafos de todas as gerações.

"Cartier-Bresson é um dos maiores e mais importantes artistas do século 20 porque registrou o ser humano integrado a diversos movimentos de uma forma absolutamente expressiva e verdadeira. Seu legado é extraordinário", diz o presidente do comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil, Danilo Santos de Miranda. "É uma das exposições que alcançaram a maior repercussão até agora no ponto de vista de adesão do público e repercussão na mídia".

A exposição principal tem curadoria de Robert Delpire e coordenação do fotógrafo Eder Chiodetto e ocupa dois andares do Sesc Pinheiros. No térreo, estão agrupadas 40 imagens em estilo street photography, com flagrantes de rua que mostram a poesia dos gestos cotidianos.

Guerras e portraits

No segundo andar, estão 93 fotos divididas em dois núcleos: "Conflitos", que mostra fatos jornalísticos de relevância, e "Retratos", com registros de diversas personalidades.

Chiodetto afirmou ter passado os últimos dias em reflexão sobre a popularidade do fotógrafo junto ao público brasileiro, já que sentiu um nível de interesse crescente relativo à exposição.

"Para mim, uma das razões da grande popularidade de Cartier-Bresson é a capacidade que ele tinha de transformar os gestos mais prosaicos, as coisas mais simples da vida, no sublime. Muitas vezes achamos que a felicidade está em um lugar inalcançável, quando vem Cartier-Bresson e mostra uma brincadeira de criança ou a cena de uma paisagem com alguém a passar e a desfigurá-la. Enfim, que a beleza brota das coisas mais simples".

Serviço

Instalada no térreo (Espaço de Exposições) e no 2º andar (Sala de Oficinas) do Sesc Pinheiros, a mostra pode ser visitada até o dia 20 de dezembro, de segunda a sexta, entre 10:30 e 21:30 e, aos sábados, domingos e feriados, das 10:30 às 18:30. O Sesc Pinheiros fica na Rua Paes Leme, 195. Telefone: (11) 3095-9400. Entrada grátis.


O livro "Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo" - capa dura, 344 páginas e 155 fotografias - já pode ser comprado no site da Editora Cosac Naify. O preço de lançamento é R$ 170,00.

Matéria editada pelo Blog da Foto.

Share

2 Comments:

At 4:20 AM, Anonymous Anônimo said...

Se pudesse voaria hoje para ver essa exposicao.
Berlin

 
At 11:38 PM, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Eu, como estou a pouco mais de três horas (de carro ou ônibus) de São Paulo, tenho a obrigação de ir lá.

 

Postar um comentário

<< Home