domingo, 22 de março de 2009

A foto da capa


A foto acima, na capa do novo disco de Bob Dylan, é do mestre Bruce Davidson e faz parte de seu primeiro projeto fotográfico - Brooklyn Gang -, realizado durante o ano de 1959, depois que ele leu uma matéria sobre as gangues juvenis de Nova York.

Contando com a ajuda de um integrante do Serviço Social, Bruce fez contato com uma gangue do bairro do Brooklyn chamada "The Jokers" (Os Piadistas) e, a partir daí, tornou-se observador e fotógrafo diário dessa alienada cultura juvenil.

Os anos cinquenta sempre foram considerados pálidos e passivos em termos de realidade urbana. No entanto, as fotografias de Bruce Davidson nos mostram exatamente o contrário: o que vemos são imagens de pessoas duras, de vidas duras, de amantes duros, todos tentando parecer o que chamaríamos hoje de descolados.


























Pouco tempo depois de concluir o projeto "Brooklyn Gang", Bruce Davidson fotografou Marilyn Monroe em meio às filmagens de Let's make love, rodado em 1960, onde ela fazia par romântico com o ator/cantor francês Yves Montand. As fotos - feitas, aparentemente, na casa de Montand - mostram Marilyn na cozinha com a também atriz Simone Signoret (mulher de Yves Montand) e na sala servindo o almoço, do qual participam, além de Montand, o então marido de Marilyn, o escritor Arthur Miller. No final, Marilyn e Montand (que, segundo as más línguas, tiveram um caso durante as filmagens) aparecem num estúdio de gravação.



Abaixo, Bruce Davidson fala sobre as suas fotos na abertura de uma exposição realizada em 2008:


O texto inicial deste post, sobre o livro "Brooklyn Gang", foi traduzido do site da agência Magnum, da qual Bruce Davidson é um dos membros mais antigos.

Outras informações sobre o fotógrafo podem ser vistas aqui e aqui.

Share