Cartier-Bresson de volta ao Moma
Matéria do El País
Pode não ter sido decisiva, mas desde cedo foi importante. A relação entre o fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson e o Moma remonta a 1947, quando o centro de arte lhe dedicou o que seria a sua primeira exposição em um museu. Além disso, dizem que foi no restaurante desse mesmo edifício que nasceu a Magnum, mítica agência de fotógrafos constituída como uma cooperativa, que revolucionou o fotojornalismo - e ainda que Cartier-Bresson não estivesse presente nesse almoço, ele foi um dos membros fundadores, junto com Robert Capa e David Seymour.
O Moma (Museu de Arte Moderna de Nova York) retoma, a partir deste domingo e até o dia 28 de junho, a relação com um dos pais da fotografia moderna, seis anos depois de sua morte. Cerca de 300 imagens em preto e branco, captadas entre 1929 e 1989, e meia centena de revistas originais, compoem a primeira grande retrospectiva póstuma do trabalho de Cartier-Bresson, que seguirá, posteriormente, para o Instituto de Arte de Chicago e para o Museu de Arte Moderna de São Francisco, na Califórnia.
"Esta é a primeira mostra independente", explica Peter Galassi, encarregado da mostra e chefe do Departamento de Fotografia do Moma. "Enquanto estava vivo, ele participava ativamente na montagem e seleção, como qualquer fotógrafo. Agora que ele não está mais aqui, é um outro ponto de vista, o meu". Galassi, autor do texto do catálogo, investiu três anos na busca e seleção das obras. Mais de 200 foram emprestadas pela Fundação Cartier-Bresson e cerca de 60 imagens nunca haviam sido expostas antes.
A mostra destaca dois ensaios fotográficos sobre a China e os Estados Unidos, que permitem apreciar o elo narrativo das histórias fotográficas. Aliás, Estados Unidos é o país que Cartier-Bresson mais fotografou depois da França, embora esse trabalho não seja muito conhecido.
"Henri Cartier-Bresson: The Modern Century" mostra a dupla face de artista e fotojornalista que acompanhou o trabalho do fotógrafo, sempre curioso diante da vida cotidiana, caminhando pelas ruas. As imagens que ele captou com sua Leica influenciaram desde o surrealismo até os dias atuais, sem perder jamais um singular ponto de vista carregado de humanismo.
Bresson na América
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-AF2BkY1mXCa9g-pphOT-GbZlMOCaPvv2b2-sEgyGf_9vd2t5e5WsTykLA7rwkNKsjCQzD11uXiAVTIecO6WggHn4imp36tq5zdghuQ0slrVJnc2-K5OibbRNWr1Pjl3A7Kb5/s400/bressonmoma38.jpg)
Set do programa de tevê 'To Tell the Truth', Nova York (1959)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWBAMzFSa5XjyBh468Bn8asbyCy566qNpM6bnYGo50IOAFPz52r7dmd9bBEyTDfu6KFsku_D-v-EkNV8DokSknxBZqZnxB3FKyqk78-eOYvFvnZhMmP3jKKEwknzWMl9nP1JFd/s400/bressonmoma41.jpg)
Louisiana (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD4elCL5vjW4ZU_sJQW4a6YsjYXOtROL1EgxZ5IT4CltbpWCnDyMMNOie1wa-tMA6OC0AjQHMt5jIZnjLTJRKLm5_oXV_vomLA6ztWo47_i-uBMf3QO9oxP0K0fGYMejr3lQ_O/s400/bressonmoma37.jpg)
São Francisco (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtL6ii4vAcjlkzQU_hI-yVisJ3-CukEhs5m20xjXPJqnUQR4sLl8-Rz9QfYureW0TqMUDGxVXr7jzMpa4SUSwwVogRHbaAFSNiRHAkVRYTed5MC0wCg2LI3LvHKclYZj1nPj0T/s400/bressonmoma35.jpg)
Houston, Texas (1957)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5-PJPeoTByvg5K6Xm3eFUN76Aed4H99AcH6gszUgp7tRmaCThre5vmd02HLf_9kuHa6B4rk5pJCFp-bWtxMhB61RI1dqq2pQLpV759cTD2oRuu9Hd2WbFpswx8lmiFcUgNrsA/s400/bressonmoma29.jpg)
Nova York (1959)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbFCoqh6yW2UWpBkK2c-V-4FkzDao1asAdWiPjRayRO2gUYMRPESbdRzAxAWOnS9V-_0rSgjllA66Oet7P-pYt2jBnIYd5h-PZts9N_vkysjCLl3rpFt_1nTQMadnRG0OGaN1v/s400/bressonmoma27.jpg)
Montanhas Blue Ridge , Virgínia (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdApjtU75WQtv8poKd4WMiNo0xeQnXBFVazLXqi_BZWsHeNLbmLtX0UPgY1F8Mgo_179574U6MkfyPZpAuKFHXj1sjhLuDRME0YOuARVo4tohgXnFIr22Rce1_D90zBMEMr6pj/s400/bressonmoma4.jpg)
Los Angeles (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7-9EZfP_5ezrEf-JpY0KpBct-gMKh0P2U5Q8_uoJfl0uDdah2dRolzXmigvNyOlvrwzD4YQL-XfVu-48GA32k3L6VeNrBIh1bHaeAuQGmuZ7ye4OaGIVYKpnbCrpWA1VxccWS/s400/bressonmoma66.jpg)
Campanha presidencial, Texas (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOMQ11LBukVSMFmVMG53GpSfRLB_jLfPVctmfrM2FlwTSJ2K8GQ-Y-H-L66Qw7N31qeRkbzYwEjp4tfrmKf40EWbqNTA5a-4AjD5LiAqZLrMSy8a1tDyFcGtlxQmi9DVzXMME5/s400/bressonmoma2.jpg)
Bankers Trust Company, Nova York (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeuFeSMyfONYcKF3tNg-c5Ju5nnKJwOqpHhDR2uy3zproVAIXaEqEPsq0D2qt06J10ObCRDPXbsSNPPPepcHqQmJC99UB3-JJ7LBxroUjlTxZA2QNGMukqGXUdetozcb7mTbC4/s400/bressonmoma43.jpg)
Negro impedido de entrar em cinema, Nashville, Tennessee (1961)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKVSFK2qbaA_s56edMyXz-GPGLM7rbUpT1q9dLWbp9cd2ktbxtEhTfBsz2eUswMS28rnkUXMNyZIstGZ2WAxM758xd-vNmene64ITZH4ifWPMzNuPzIFEXRoQiWzTFmyUE5ewX/s400/bressonmoma32.jpg)
Nova York (1947)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlgx8OKjwRsIvGjNNJ0tIagSDi_B4Ip7uGzD__54rF81Vz9JACej8UY6_ci2DMgrMhT3K01U4jPPQfGpcwrNp1AbxSVJbv26lMT09aLBauRKGYX7ks7Do0L0KC50cUGju45WIZ/s400/bressonmoma33.jpg)
Filhas da Confederação, Richmond, Virgínia (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLYH52aRRH-x_VV_qGNi6j4ylmaFeP85A6uXh_BpHs5aQyd696qKAjQL-gANpRqFcvxfc0ntuyaZaqKBDJ8-bNdtaLH5McKOmYyTCOVjv1UGD1L8Iw4NQTxbY0_KBC20Sig2oC/s400/bressonmoma31.jpg)
Boston (1947)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHcH0TReMEWMvjK5AUfO0_hEmsoXVWN1X2JqJVjSgHgVmed1gIhpRr2-ZMeULTERgOydWIcDfdHzo1Z06VLMcynGb9KZ9RpHdFMaBkB7Nc0sBdoe6IUc-pnLBmB89-dcYjBdci/s400/bressonmoma20.jpg)
Rua Cuauhtemocztin, Cidade do México (1934-1935)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0slkTDE8rquirZ09BhA7_aaG1jthjF-4xGLuaICwdlpA1WUKQVCNWFF1ytM2A6v-bUjJ4ZYzUmr7g64ywy6M8I1TkpYdc6-6m28Dp2fJiWd_yVjebNYSrFBeElisR33PA12Gl/s400/bressonmoma26.jpg)
Nova York (1947)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxL4sv_aMJtGy5wIvdu0c9yDFq-0eJJjHLpp332WYouFl5OXgw36fTPBgAuYXNL1WcVsmbGj_xm2uv3wOibzK844VLrjnf0wOzPLR0ncXD07F5e8SStHu9KSTFqtcPR_SzUunk/s400/bressonmoma1.jpg)
Agência McCann-Erickson, Avenida Madison, Nova York (1959)
Matéria traduzida e editada pelo Blog da Foto.
Pode não ter sido decisiva, mas desde cedo foi importante. A relação entre o fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson e o Moma remonta a 1947, quando o centro de arte lhe dedicou o que seria a sua primeira exposição em um museu. Além disso, dizem que foi no restaurante desse mesmo edifício que nasceu a Magnum, mítica agência de fotógrafos constituída como uma cooperativa, que revolucionou o fotojornalismo - e ainda que Cartier-Bresson não estivesse presente nesse almoço, ele foi um dos membros fundadores, junto com Robert Capa e David Seymour.
O Moma (Museu de Arte Moderna de Nova York) retoma, a partir deste domingo e até o dia 28 de junho, a relação com um dos pais da fotografia moderna, seis anos depois de sua morte. Cerca de 300 imagens em preto e branco, captadas entre 1929 e 1989, e meia centena de revistas originais, compoem a primeira grande retrospectiva póstuma do trabalho de Cartier-Bresson, que seguirá, posteriormente, para o Instituto de Arte de Chicago e para o Museu de Arte Moderna de São Francisco, na Califórnia.
"Esta é a primeira mostra independente", explica Peter Galassi, encarregado da mostra e chefe do Departamento de Fotografia do Moma. "Enquanto estava vivo, ele participava ativamente na montagem e seleção, como qualquer fotógrafo. Agora que ele não está mais aqui, é um outro ponto de vista, o meu". Galassi, autor do texto do catálogo, investiu três anos na busca e seleção das obras. Mais de 200 foram emprestadas pela Fundação Cartier-Bresson e cerca de 60 imagens nunca haviam sido expostas antes.
A mostra destaca dois ensaios fotográficos sobre a China e os Estados Unidos, que permitem apreciar o elo narrativo das histórias fotográficas. Aliás, Estados Unidos é o país que Cartier-Bresson mais fotografou depois da França, embora esse trabalho não seja muito conhecido.
"Henri Cartier-Bresson: The Modern Century" mostra a dupla face de artista e fotojornalista que acompanhou o trabalho do fotógrafo, sempre curioso diante da vida cotidiana, caminhando pelas ruas. As imagens que ele captou com sua Leica influenciaram desde o surrealismo até os dias atuais, sem perder jamais um singular ponto de vista carregado de humanismo.
Bresson na América
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-AF2BkY1mXCa9g-pphOT-GbZlMOCaPvv2b2-sEgyGf_9vd2t5e5WsTykLA7rwkNKsjCQzD11uXiAVTIecO6WggHn4imp36tq5zdghuQ0slrVJnc2-K5OibbRNWr1Pjl3A7Kb5/s400/bressonmoma38.jpg)
Set do programa de tevê 'To Tell the Truth', Nova York (1959)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWBAMzFSa5XjyBh468Bn8asbyCy566qNpM6bnYGo50IOAFPz52r7dmd9bBEyTDfu6KFsku_D-v-EkNV8DokSknxBZqZnxB3FKyqk78-eOYvFvnZhMmP3jKKEwknzWMl9nP1JFd/s400/bressonmoma41.jpg)
Louisiana (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD4elCL5vjW4ZU_sJQW4a6YsjYXOtROL1EgxZ5IT4CltbpWCnDyMMNOie1wa-tMA6OC0AjQHMt5jIZnjLTJRKLm5_oXV_vomLA6ztWo47_i-uBMf3QO9oxP0K0fGYMejr3lQ_O/s400/bressonmoma37.jpg)
São Francisco (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtL6ii4vAcjlkzQU_hI-yVisJ3-CukEhs5m20xjXPJqnUQR4sLl8-Rz9QfYureW0TqMUDGxVXr7jzMpa4SUSwwVogRHbaAFSNiRHAkVRYTed5MC0wCg2LI3LvHKclYZj1nPj0T/s400/bressonmoma35.jpg)
Houston, Texas (1957)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5-PJPeoTByvg5K6Xm3eFUN76Aed4H99AcH6gszUgp7tRmaCThre5vmd02HLf_9kuHa6B4rk5pJCFp-bWtxMhB61RI1dqq2pQLpV759cTD2oRuu9Hd2WbFpswx8lmiFcUgNrsA/s400/bressonmoma29.jpg)
Nova York (1959)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbFCoqh6yW2UWpBkK2c-V-4FkzDao1asAdWiPjRayRO2gUYMRPESbdRzAxAWOnS9V-_0rSgjllA66Oet7P-pYt2jBnIYd5h-PZts9N_vkysjCLl3rpFt_1nTQMadnRG0OGaN1v/s400/bressonmoma27.jpg)
Montanhas Blue Ridge , Virgínia (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdApjtU75WQtv8poKd4WMiNo0xeQnXBFVazLXqi_BZWsHeNLbmLtX0UPgY1F8Mgo_179574U6MkfyPZpAuKFHXj1sjhLuDRME0YOuARVo4tohgXnFIr22Rce1_D90zBMEMr6pj/s400/bressonmoma4.jpg)
Los Angeles (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7-9EZfP_5ezrEf-JpY0KpBct-gMKh0P2U5Q8_uoJfl0uDdah2dRolzXmigvNyOlvrwzD4YQL-XfVu-48GA32k3L6VeNrBIh1bHaeAuQGmuZ7ye4OaGIVYKpnbCrpWA1VxccWS/s400/bressonmoma66.jpg)
Campanha presidencial, Texas (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOMQ11LBukVSMFmVMG53GpSfRLB_jLfPVctmfrM2FlwTSJ2K8GQ-Y-H-L66Qw7N31qeRkbzYwEjp4tfrmKf40EWbqNTA5a-4AjD5LiAqZLrMSy8a1tDyFcGtlxQmi9DVzXMME5/s400/bressonmoma2.jpg)
Bankers Trust Company, Nova York (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeuFeSMyfONYcKF3tNg-c5Ju5nnKJwOqpHhDR2uy3zproVAIXaEqEPsq0D2qt06J10ObCRDPXbsSNPPPepcHqQmJC99UB3-JJ7LBxroUjlTxZA2QNGMukqGXUdetozcb7mTbC4/s400/bressonmoma43.jpg)
Negro impedido de entrar em cinema, Nashville, Tennessee (1961)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKVSFK2qbaA_s56edMyXz-GPGLM7rbUpT1q9dLWbp9cd2ktbxtEhTfBsz2eUswMS28rnkUXMNyZIstGZ2WAxM758xd-vNmene64ITZH4ifWPMzNuPzIFEXRoQiWzTFmyUE5ewX/s400/bressonmoma32.jpg)
Nova York (1947)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlgx8OKjwRsIvGjNNJ0tIagSDi_B4Ip7uGzD__54rF81Vz9JACej8UY6_ci2DMgrMhT3K01U4jPPQfGpcwrNp1AbxSVJbv26lMT09aLBauRKGYX7ks7Do0L0KC50cUGju45WIZ/s400/bressonmoma33.jpg)
Filhas da Confederação, Richmond, Virgínia (1960)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLYH52aRRH-x_VV_qGNi6j4ylmaFeP85A6uXh_BpHs5aQyd696qKAjQL-gANpRqFcvxfc0ntuyaZaqKBDJ8-bNdtaLH5McKOmYyTCOVjv1UGD1L8Iw4NQTxbY0_KBC20Sig2oC/s400/bressonmoma31.jpg)
Boston (1947)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHcH0TReMEWMvjK5AUfO0_hEmsoXVWN1X2JqJVjSgHgVmed1gIhpRr2-ZMeULTERgOydWIcDfdHzo1Z06VLMcynGb9KZ9RpHdFMaBkB7Nc0sBdoe6IUc-pnLBmB89-dcYjBdci/s400/bressonmoma20.jpg)
Rua Cuauhtemocztin, Cidade do México (1934-1935)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0slkTDE8rquirZ09BhA7_aaG1jthjF-4xGLuaICwdlpA1WUKQVCNWFF1ytM2A6v-bUjJ4ZYzUmr7g64ywy6M8I1TkpYdc6-6m28Dp2fJiWd_yVjebNYSrFBeElisR33PA12Gl/s400/bressonmoma26.jpg)
Nova York (1947)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxL4sv_aMJtGy5wIvdu0c9yDFq-0eJJjHLpp332WYouFl5OXgw36fTPBgAuYXNL1WcVsmbGj_xm2uv3wOibzK844VLrjnf0wOzPLR0ncXD07F5e8SStHu9KSTFqtcPR_SzUunk/s400/bressonmoma1.jpg)
Agência McCann-Erickson, Avenida Madison, Nova York (1959)
Matéria traduzida e editada pelo Blog da Foto.
2 Comments:
Esse blog é fantástico, traz dicas muito boas. Parábens.
Muito obrigado, Michelle! Apareça sempre.
Postar um comentário
<< Home