quinta-feira, 26 de março de 2009

Três dicas do mestre Luiz Claudio Marigo


Marigo (no centro) em uma aula prática

1. Fotografia dentro de florestas

A luz do sol filtrando-se pela copa das árvores produz uma confusão terrível de sombras e reflexos. Prefira dias nublados, principalmente após a chuva, onde o contraste é suave e as cores são intensas. Use tripé sempre para exposições com velocidades baixas.

2. Fotografia em contraluz

Em contraluz, o fotômetro da câmara pode ser enganado pela luminosidade mais forte vindo das costas do assunto principal. Faça uma leitura da exposição em close-up do assunto principal e depois afaste-se para fotografar, utilizando a mesma leitura. Ou, abra o diafragma 1 ou 2 pontos em relação ao que o fotômetro da câmara indicar para uma leitura de exposição tomada à distância.

3. Limpeza de lentes

Utilize sempre um filtro Skylight ou UV para proteger suas lentes, mas quando precisar limpar as lentes, primeiro remova o excesso de poeira com um pincel e depois utilize o papel especial para limpeza de lentes da Kodak - Lens Cleaning Paper -, em suaves movimentos circulares. Para remover gordura da superfície das lentes, use benzina retificada e jogue fora o papel de limpar lentes após cada aplicação.

Publicadas no site do fotógrafo.

Share

1 Comments:

At 6:46 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito legal essas dicas.
É exatamente o que uma aprendiz como eu anda à procura. Tô frustrada pois fiz um curso de fotografia que foi basicamente teoria pura. Agora tá na hora de dominar a câmera. Qualquer dica de exercícios será super bem vinda.

 

Postar um comentário

<< Home