Três dicas do mestre Luiz Claudio Marigo
1. Fotografia dentro de florestas
A luz do sol filtrando-se pela copa das árvores produz uma confusão terrível de sombras e reflexos. Prefira dias nublados, principalmente após a chuva, onde o contraste é suave e as cores são intensas. Use tripé sempre para exposições com velocidades baixas.
2. Fotografia em contraluz
Em contraluz, o fotômetro da câmara pode ser enganado pela luminosidade mais forte vindo das costas do assunto principal. Faça uma leitura da exposição em close-up do assunto principal e depois afaste-se para fotografar, utilizando a mesma leitura. Ou, abra o diafragma 1 ou 2 pontos em relação ao que o fotômetro da câmara indicar para uma leitura de exposição tomada à distância.
3. Limpeza de lentes
Utilize sempre um filtro Skylight ou UV para proteger suas lentes, mas quando precisar limpar as lentes, primeiro remova o excesso de poeira com um pincel e depois utilize o papel especial para limpeza de lentes da Kodak - Lens Cleaning Paper -, em suaves movimentos circulares. Para remover gordura da superfície das lentes, use benzina retificada e jogue fora o papel de limpar lentes após cada aplicação.
Publicadas no site do fotógrafo.
1 Comments:
Muito legal essas dicas.
É exatamente o que uma aprendiz como eu anda à procura. Tô frustrada pois fiz um curso de fotografia que foi basicamente teoria pura. Agora tá na hora de dominar a câmera. Qualquer dica de exercícios será super bem vinda.
Postar um comentário
<< Home