quinta-feira, 22 de março de 2007

Miguel Rio Branco em Sampa



El Garanon, Mexico, 1985


Rabo do Tatu, 1985


Do
Uol Diversão e Arte

O artista plástico Miguel Rio Branco abriu anteontem (dia 20) uma mostra individual na Galeria Millan, em São Paulo. Dois conjuntos de obras são apresentados na casa. "Dislecsia", série fotográfica com 50 imagens em preto e branco, e "Epileptronic", uma vídeoinstalação, compõem a exposição.

As fotografias de "Dislecsias" partem de um jogo com a etimologia do título. O termo originário do grego "dys", que significa pobre ou pouco adequado, e de "lexis", que aborda liguagem, inspira Rio Branco a buscar um novo significado da imagem em uma poética não descritiva ou linear. Há um princípio simbólico de traçar retratos atemporais, em que o lugar e o momento da foto sejam ultrapassados. A série traz produções do artista desde a década de 60 até trabalhos recentes em que a mesma pesquisa se apresenta.

"Epileptronic", videoinstalação de 2006, traz uma reflexão sobre as sociedades urbanas, através de uma montagem com sucatas eletrônicas. A obra remete à civilização em que vivemos e seu intenso convívio com elementos eletro-eletrônicos descartáveis.

Nascido nas Ilhas Canárias em 1946, Miguel Rio Branco, filho de diplomata, é brasileiro. Desde 1974, realizou diversas exposições individuais e coletivas em vários países, participando de importantes mostras como a 24ª Bienal Internacional de São Paulo.

Individual de Miguel Rio Branco

QUANDO: 20/3 a 21/4. Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 15h
ONDE: Galeria Millan (Rua Fradique Coutinho, 1360, Pinheiros, São Paulo).
QUANTO: Grátis

Informações: (11) 3031-6007.

Share