sexta-feira, 24 de abril de 2009

O adeus a Otto Stupakoff


Otto Stupakoff em foto de Marlene Bergamo (2006)

Do UOL Estilo

Morreu, aos 73 anos, na madrugada da última quarta (22/4), o fotógrafo Otto Stupakoff. Pioneiro da fotografia de moda no Brasil, Stupakoff vivia num flat no bairro do Itaim, em São Paulo, onde teria passado mal. A causa da morte ainda é desconhecida.

O artista, famoso internacionalmente desde os anos 60, realizou ensaios para revistas de moda como a americana Harper's Bazaar, a francesa Elle (cujas fotos viraram acervo do MOMA de Nova York) e a Vogue Paris. Na última revista, uma das publicações mais importantes e influentes de moda do mundo, foi responsável pelas capas a partir de 1972.

Além do trabalho na área de moda, Stupakoff é também conhecido por seus retratos de estrelas do cinema como Jack Nickolson, Paul Newman, Sophia Loren e Bette Davis.

Geralmente em preto e branco, suas imagens trazem a combinação entre a elegância e a exposição sutil e marcante de uma faceta inédita de seu retratado.

Fotógrafo da Casa Branca nos EUA desde 1971, foi responsável também por imagens do então presidente Richard Nixon e a família dele.

Em 2005, em comemoração aos 50 anos de carreira de Stupakoff, o São Paulo Fashion Week realizou uma exposição retrospectiva da obra do artista no prédio da Bienal, durante a temporada de moda paulista. Um ano depois foi lançado o livro "Otto Stupakoff" (CosacNaify), com imagens e textos sobre a carreira e a importância do fotógrafo.



Xuxa no Copacabana Palace em 1989


A atriz e modelo americana Sharon Tate em 1969


Auto-retrato de 1969


Lois Chiles, Paris, 1975


Ann, México, 1974


Richard Nixon e a filha Julie na Casa Branca em 1971


Último editorial de moda de Otto Stupakoff (2008)

Share

3 Comments:

At 6:39 PM, Blogger Paulo Cottê said...

Realmente otto stupakoff, um maravilhoso fotografo.
Parabens pelo blog!

 
At 9:35 PM, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Obrigado, Paulo! Volte sempre.

 
At 6:14 PM, Blogger Unknown said...

Eu o conheci quando morava no Itaim Bibi. cheguei a ajudá-lo a organizar alguns negativos no flat onde ele morava e fazer outros favores. Uma excelente pessoa e muito querida pelos que o conhecia; fiquei muito chateado quando soube de sua morte. Até hoje tenho uma câmera Canon AE-1 que ele me meu de presente. rsrs. Saudade Otto!!!

 

Postar um comentário

<< Home