quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cristiano Mascaro em foco


O sempre discreto mestre da fotografia documental brasileira, Cristiano Mascaro, está na mídia. Além de monopolizar a última edição da revista Brasileiros, onde assina as fotos da matéria de capa (um belíssimo trabalho com a não menos bela escritora Lígia Fagundes Telles) e é tema de uma matéria de seis páginas, Cristiano também inaugura, na próxima sexta-feira (dia 29), uma exposição na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, que se estenderá até o dia 20 de junho.

É a primeira exposição de Cristiano Mascaro em uma galeria de arte comercial e, sobre isso, ele disse o seguinte ao jornalista e também fotógrafo Hélio Campos Mello:

"Quando eu vi fotos sendo vendidas por R$ 25 mil, com tudo o que eu já produzi, com tudo o que produzo, pensei que não posso ignorar esse mercado".

Na matéria da "Brasileiros", Cristiano Mascaro também fala da equivocada tendência de se desprezar o foco em grande parte das fotos feitas atualmente por profissionais das mais diversas áreas. Coerente com a sua linha de trabalho, Cristiano não esconde a irritação, mesmo correndo o risco de ser taxado de ortodoxo ou reacionário:

"Hoje tem foto fora de foco, tem de tudo. Fui numa feira na Alemanha e 99,9% das fotos não tinha foco. Parece um pouco com o que acontecia no final do século XIX, quando os fotógrafos insatisfeitos com o realismo absurdo daqueles negativos de vidro de 30 cm por 40 cm, pincelavam em cima deles para se parecer com o impressionismo, o movimento artístico vigente. Eles pincelavam para aquela fotografia ficar bonita, pictoriamente bonita. Só isso".

Outro equívoco para ele é achar que fotojornalismo e fotografia documental não são arte: "Quem não quer ter pendurada na parede uma foto do Cartier-Bresson?"

Abaixo, algumas das 23 fotos que estarão expostas (e também à venda) na Galeria Nara Roesler:



Metrô em São Paulo


Metrô em Lisboa - Portugal


Tóquio - Japão


Jardim Botânico - Rio de Janeiro


Avenida São João - São Paulo

Share