sexta-feira, 14 de maio de 2010

Explorando o 'motion blur'

O "motion blur" - ou movimento borrado - é um recurso bastante utilizado por fotógrafos de quase todas as especialidades. No fotojornalismo, na fotografia corporativa, no esporte, na fotografia social ou na foto de rua, explorar o movimento de pessoas ou objetos costuma render imagens de grande impacto visual.

A técnica para isso é simples: basta ter um tripé (ou mãos muito firmes) e escolher um fundo apropriado para o "motion blur", que pode ser uma rua de tráfego intenso ou o guard rail de um autódromo.


No primeiro caso, o que está em movimento é o fundo, por isso regule a câmera no modo Prioridade de Velocidade (S), que deve ficar igual ou abaixo de 1/30 (para não ter problema com a abertura, deixe o ISO em 100). Com a câmera no tripé, focalize o objeto ou pessoa a ser fotografada e cuide que ela permaneça imóvel enquanto a câmera registra a imagem. A velocidade baixa deixará tudo o que passar no fundo da cena borrado.

No segundo caso, quem se move é a pessoa ou o objeto a ser fotografado e não o fundo. E aí, é preciso acompanhar a trajetória da pessoa (ou do objeto) com a câmera, que será disparada no meio do movimento (não pare até a imagem ser gravada). Essa técnica chama-se "panning", e é muito usada, por exemplo, nas corridas de Fórmula 1. No "panning", o tripé é substituído pelas mãos obrigatoriamente firmes do fotógrafo, já que qualquer tremidinha pode estragar a foto.


O segredo, em ambos os casos, é não escolher uma velocidade muito baixa, já que o fundo em movimento pode simplesmente desaparecer ou, na técnica do "panning", o objeto aparecer desfocado. Ainda no exemplo da Fórmula 1, o carro só ficará nítido se o fotógrafo não tremer durante o movimento da câmera. Como isso é quase impossível, uma velocidade não muito baixa (em torno de 1/30 para lentes leves) pode evitar o problema.

Por último, existe também a possibilidade de borrar as laterais da imagem, deixando o centro nítido. Nesse caso, o fotógrafo precisa estar num veículo em movimento (na carroceria de uma camionete, no teto de um trem, na garupa de uma moto, etc) para registrar um objeto também em movimento que vem atrás. No exemplo de uma estrada, como as margens passam muito rápido, não é preciso uma velocidade especialmente baixa para se conseguir o efeito do "motion blur" lateral.


Abaixo, outros exemplos de "motion blur":










As fotos e a inspiração para escrever esta matéria foram retiradas do blog My Modern Met. Se você quiser saber mais sobre a técnica do "motion blur" (regulagem de ISO, uso de flash, etc), leia este post (em inglês) da Digital Photography School.

Share